Pular para o conteúdo principal

Nota 16-2010 - Audiência pública termina com reivindicações de regras claras para reconhecimento de diplomas

Audiência pública termina com reivindicações de
regras claras para reconhecimento de diplomas

Integrantes da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, docentes e estudantes de diversos estados do país participaram, na tarde dessa quarta-feira (07), da audiência pública destinada a debater a situação de estudantes brasileiros que não conseguem o reconhecimento de certificados em seu retorno ao Brasil. A principal reivindicação apresentada tanto pelos parlamentares quanto pelos estudantes foi a definição de regras claras para a revalidação de diplomas de pós-graduação obtidos nos demais países do Mercosul.

Apesar de já existirem acordos assinados sobre a integração educacional, ainda existem muitas dúvidas sobre sua aplicação em cada país. Os estudantes brasileiros, principalmente os que estudaram no Paraguai, questionam a validade da Decisão 29/09 do Conselho do Mercado Comum (CMC), que segundo eles, altera as regras estabelecidas na Decisão 04/99. Eles dizem que o acordo de 1999, já ratificado pelo Brasil, prevê a admissão automática dos títulos obtidos no exterior. Já o Ministério da Educação e o Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) garantem que o acordo prevê a possibilidade de admissão dos diplomas de outros países do Mercosul, o que é diferente do reconhecimento automático dos títulos. "A admissão é para fins de docência e para aqueles estrangeiros que fizeram seus cursos no exterior. Um professor argentino, por exemplo, que queira vir dar aula no Brasil, que queira participar de uma banca de um concurso público, esse professor não precisaria de revalidar seu diploma", explica Leonardo Osvaldo Rosa, representante da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, que participou do debate.

Segundo Leonardo Rosa, as universidades não reconhecem os diplomas porque há uma diferença muito grande entre os critérios de qualidade, de grade curricular e de carga horária. Mas a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) lembrou que essa justificativa é muito falha. “Não dá para ficar dizendo aos outros países do bloco que somos os melhores, que nossos cursos são melhores e que temos de fazer restrições a cursos desses países. Temos que achar um caminho” recomendou. A senadora destacou que o Brasil encontrou uma decisão política para pagar a mais pela energia de Itaipu à qual o Paraguai tem direito, mas não utiliza, e acredita que o mesmo caminho deveria ser seguido no caso da educação. “Tem que haver uma decisão política a favor de maior integração do Mercosul na área educacional”, disse.

O presidente do Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, considerou inaceitável a comparação da senadora das "benesses econômicas" oferecidas pelo Brasil, no caso de Itaipu, com o controle de qualidade na educação. Ele disse que o maior problema é que hoje a educação virou comérico, e que existem cursos nos outros Estados Partes que não são reconhecidos nem internamente nesses países. Leonardo Rosa usou como exemplo a existência dos cursos chamados de “postgrado express”, no Paraguai, que não poderiam ser reconhecidos pelo Brasil.

O procurador-geral da Capes, José Tavares, sugeriu parceira entre universidades brasileiras e estrangeiras como solução para o problema. "Currículos poderão ser harmonizados, a assimetria poderá ser reduzida e então poderia ser adotado um reconhecimento que seria quase automático. A universidade brasileira com acordo prévio de parceria, convalidaria os diplomas, pois já conheceria a qualidade e a equivalência do curso que é oferecido pela universidade estrangeira."

O presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, deputado José Paulo Tóffano (PV-SP), vai sugerir que os governos do Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil elaborem uma lista dos cursos, faculdades e universidades de reconhecida qualidade. A partir dessa lista, os governos de cada país decidiriam quais diplomas seriam reconhecidos. A representação brasileira também vai pedir informações ao governo brasileiro sobre os motivos para o não reconhecimento de títulos acadêmicos adquiridos na Argentina, Uruguai e Paraguai. José Paulo Tóffano lembrou que há atualmente mais de 30 mil brasileiros com diplomas que não são aceitos no território nacional.


Reunião da Representação

Antes da Audiência Pública foi realizada a reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, que aprovou o requerimento apresentado pelo deputado Tóffano e pelo Senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) para a realização em Brasília, de 5 a 9 de julho, de seminário com a participação de representantes dos principais jardins botânicos do Mercosul.

No início da reunião, o presidente da Representação concedeu ao senador Geraldo Mesquita vista do parecer favorável ao acordo firmado com o Paraguai sobre o pagamento pelo uso da energia da usina hidrelétrica binacional de Itaipu. O parecer foi elaborado pelo deputado Dr. Rosinha (PT-PR).


Fonte : “Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mercosulino 06/08/2010 -www.camara.gov.br/representacaomercosul

06.08.2010 Jornal "Folha de S. Paulo" Caderno: Dinheiro Diplomata questiona adesão ao livre comércio O diplomata brasileiro Victor do Prado, chefe de gabinete-adjunto do diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, questionou ontem a "real utilidade" dos tratados regionais de livre comércio (TLCs) que vêm se multiplicando nos últimos anos. "Sempre dá boa foto [acordo de livre comércio], mas saber se vai ser utilizado na prática é outra história." Prado cita estudo de 2009 do Banco de Desenvolvimento da Ásia que mostra que só 22% das 609 empresas pesquisadas na região usam as preferências tarifárias estabelecidas nos acordos. "Quando vejo que o Mercosul fez acordo com o Egito, pergunto-me quem vai usar essas preferências." Acordos são pouco eficazes porque, com exceção da proteção à agricultura, as principais barreiras às importações nos países desenvolvidos atualmente são não tarifárias e não estão incl

O Mercosulino 15/09/2010 -www.camara.gov.br/representacaomercosul

15.09.2010 Jornal do Senado Caderno: Mercosul Parlasul acompanhará eleições no Brasil e na Venezuela Venezuela ainda não respondeu ao Parlasul autorizando a presença dos observadores O Parlamento do Mercosul (Parlasul) deverá enviar observadores para acompanhar as próximas eleições na Venezuela e no Brasil. Eles são integrantes do Observatório da Democracia estabelecido há dois anos pelo parlamento, com os objetivos de promover o intercâmbio de experiências e a cooperação em matéria eleitoral entre os países do bloco, além de contribuir para o cumprimento do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul. Em correspondência enviada ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), atual presidente do Parlasul, indicou como observadores das eleições brasileiras, marcadas para 3 de outubro, 11 parlamentares de Argentina, Paraguai e Uruguai. Um deles será o argentino Claudio Lozano,

O Mercosulino 30/07/2010 -www.camara.gov.br/representacaomercosul

30.07.2010 segunda-feira, 26 Jornais dos Países Membros do Mercosul Paraguay "ABC" Opinión Hegemonía de Brasil y Argentina sobre Paraguay Gracias a la gentileza del Banco Itaú tuve la oportunidad de asistir a la conferencia del profesor Fernando Cardoso en la que abordó el tema vinculado a la ubicación del Brasil en el contexto regional. El privilegio de escuchar a un maestro en el pensamiento económico, social y político, reconocido y admirado en su país y en el mundo por su orientación, que enfatiza el desarrollo social sobre las reglas de la economía clásica, fue para mí muy breve, por lo que no me resulta fácil reproducirlas en mi mente, pese al deseo insatisfecho de profundizar sus ideas, expresadas con la sencillez que supone el dominio de los temas y la notoria experiencia del conferencista para exponerlas. No obstante, mi atención se detuvo cuando hábilmente descartó la posibilidad de que la política del Brasil sea vista como hegemónica en la re