Pular para o conteúdo principal

O Mercosulino 20/08/2010 -www.camara.gov.br/representacaomercosul

Jornal do Senado


Caderno: Senado


Prodasen apresenta LexML a outros países do Cone Sul

A Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) poderá ajudar outros países a aderirem ao projeto LexML, uma plataforma de acesso e intercâmbio de informações legislativas e jurídicas, em funcionamento no Brasil desde 2008. A iniciativa foi apresentada pelo Prodasen na Oficina Regional do Cone Sul sobre Parlamentos Conectados, realizada de 11 a 13 de agosto em Montevidéu, Uruguai, com o tema "Impacto das novas tecnologias na transformação do Poder Legislativo: do conhecimento à ação".

O Prodasen participou do encontro a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), organizador do evento em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Câmara de Senadores e a Câmara de Representantes do Uruguai. Além do Brasil e do país anfitrião, Argentina, Equador e Chile foram representados por senadores, deputados e diretores de tecnologia da informação (TI) de seus parlamentos.

A delegação brasileira foi integrada pela secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra; o diretor-executivo do Prodasen, Carlos Magno Santoro; o diretor do programa Interlegis, Alexandre Girão; e técnicos das três áreas. Também participaram o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA); o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio; o diretor do Centro de Informática da Câmara (Cenin), Fernando Torres; e o secretário de Planejamento e Orçamento do Maranhão, Fábio Gondim.

A delegação argentina manifestou interesse em levar o sistema ao seu país, mediante convênio de cooperação técnica com o Senado brasileiro e com patrocínio do BID.


Caderno: Mercosul


Amorim expõe prioridades brasileiras ao Parlasul
O ministro das Relações Exteriores participará de reunião do Parlamento do Mercosul, em outubro. Celso Amorim destacará as políticas a serem desenvolvidas pelo Brasil na presidência do bloco, que será exercida até dezembro

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deverá comparecer em outubro a uma sessão do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu, Uruguai, para expor as prioridades da presidência brasileira do bloco, que se estende até dezembro. Durante a sessão, prevista para ocorrer duas semanas depois da realização do primeiro turno das eleições gerais no Brasil, um dos principais temas poderá ser a consolidação do órgão legislativo regional.

A última reunião de cúpula do Mercosul, realizada na cidade argentina de San Juan, no início de agosto, foi marcada pela aprovação do Código Aduaneiro Comum e pelo fim da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC), que até então tornava muito remotas as possibilidades de acordos comerciais com parceiros econômicos importantes, como a União Europeia. As duas conquistas levaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a afirmar que a cúpula havia sido a mais produtiva dos últimos oito anos.

Em dezembro, será a vez de Lula — em final de mandato — promover a reunião de cúpula que marcará o fim da presidência rotativa do bloco pelo Brasil. A agenda desse encontro já começou a ser elaborada. E poderá incluir a questão da consolidação do Parlasul, que foi tema de conversa de Amorim com parlamentares brasileiros.

Até o momento, o parlamento é composto por representantes indiretos de três países do bloco — Argentina, Brasil e Uruguai. Apenas o Paraguai já promoveu eleições diretas para a escolha de seus representantes em Montevidéu. A Argentina deverá ter eleições diretas para a escolha de seus parlamentares em 2011. E o Brasil poderá escolher os seus juntamente com as eleições municipais de 2012 ou com as eleições nacionais de 2014.

A realização das eleições diretas, a construção de uma sede própria e a promoção de um concurso público para a escolha dos futuros funcionários são considerados passos importantes para a consolidação do órgão legislativo regional. Para que as eleições ocorram, porém, terá de ser encontrada uma solução para a mais longa pendência política do Parlasul: a determinação do número de vagas a que cada país terá direito, de acordo com o tamanho de sua população.

Essa negociação, que já dura quase dois anos, deverá ser uma das prioridades do governo brasileiro durante a presidência do bloco, como observaram os integrantes da Representação Brasileira na última sessão do Parlasul.


Jornal “Valor Econômico”


Caderno: Internacional



Argentina acua dois de seus maiores grupos privados
Daniel Rittner, de Buenos

Em meio a um crescimento da economia que pode superar 8% neste ano, segundo novas projeções de bancos e consultorias, a Argentina viveu ontem um dia de acusações e ataques a dois de seus maiores grupos privados.

A fabricante de aço Siderar, maior siderúrgica do país e que pertence ao grupo Techint, foi alvo de piquetes pelo terceiro dia seguido, que impediram a entrada de insumos e a saída de produtos acabados de cinco das suas unidades industriais. A manifestação tem sido liderada pelo secretário-geral da Confederação Geral de Trabalhadores (CGT), Hugo Moyano, principal sindicalista argentino e importante aliado da presidente Cristina Kirchner.

Moyano acusa a Techint de descumprir o piso salarial de caminhoneiros e trabalhadores do setor de transportes. Ele ameaçou ontem "aprofundar" os protestos e estendê-los a outras fábricas da Siderar. Para a empresa, a medida é "ilegítima" porque os funcionários em questão são terceirizados.

A Siderar informou que a produção ainda não foi prejudicada, graças ao estoque de matéria-prima, mas será "gradualmente afetada" se os bloqueios continuarem. Montadoras de automóveis, fabricantes de autopeças e de eletrodomésticos, além da construção civil, podem enfrentar desabastecimento de produtos siderúrgicos.

A tensão nos meios empresariais subiu com o anúncio pelo ministro do Planejamento, Julio de Vido, de que estava "caducada" a permissão dada ao Grupo Clarín para oferecer serviços de banda larga. Por meio da empresa Fibertel, o grupo de comunicação tem cerca de 1 milhão de clientes, concentrados na região metropolitana de Buenos Aires.

O governo, em briga com o Clarín há dois anos, considerou que a Fibertel vem operando "ilegalmente" desde a sua fusão com a operadora de TV a cabo Cablevisión, em 2002. Foi dado um prazo de 90 dias para a migração de todos os assinantes para outras empresas. De Vido justificou a medida dizendo que visava proteger a "segurança jurídica" dos usuários.

A Cablevisión/Fibertel afirmou, em comunicado, que tomará "todas as ações administrativas e judiciais" para "velar pela continuidade dos seus serviços". Se a resolução do governo prosperar, a Telefónica e a Telecom Argentina (controlada pela Telecom Italia) serão as principais beneficiadas pela migração forçada de clientes.

Os presidentes dos grupos Clarín e Techint fazem parte da cúpula da Associação Empresarial Argentina (AEA), entidade do setor privado que está em choque com a Casa Rosada. Em maio, houve pressão do governo para que grandes empresas saíssem da AEA. A Loma Negra, da Camargo Corrêa, e a Petrobras se desfiliaram, mas foram acompanhadas por poucas companhias. Isso levou a especulações de que o bloqueio às fábricas da Siderar teria também um fundo político.

Para completar o dia de más notícias, a consultoria Orlando Ferreres & Associados divulgou seus próprios indicadores de produção industrial, apontando queda de 3,7% de junho para julho, devido às restrições na oferta de gás natural. Em relação a julho do ano passado, a alta teria sido de 6,1%. Apesar disso, economistas continuam apostando no forte crescimento da Argentina em 2010. O Morgan Stanley revisou sua estimativa e prevê aumento de 9,7% do PIB.


Jornal “O Globo”


Sección: O Mundo


Censura é suspensa parcialmente na Venezuela

CARACAS. Numa reviravolta que deve desagradar ao governo do presidente Hugo Chávez, o juiz da 1ª Vara de Proteção à Criança e ao Adolescente de Caracas, Wiliam Páez, suspendeu parcialmente a censura à publicação de fotos e imagens de "conteúdo violento" no jornal "El Nacional", decretada dias atrás. Horas depois, o consultor jurídico da Defensoria do Povo, Larry Davoe, explicou que a decisão se estendia a todos os demais meios de comunicação afetados pela censura.

Mais cedo, as relatorias de liberdade de expressão da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) emitiram um comunicado conjunto condenando o que classificam como "censura prévia" do governo Chávez à imprensa venezuelana. Ontem, os jornais mais afetados pela proibição circularam normalmente no país. O "El Nacional" e o "Tal Cual" foram processados na Justiça e estavam sob "censura prévia por tempo indeterminado", como lembrou o documento.

A ONU e a OEA questionaram a justificativa "vaga e imprecisa" que a Justiça venezuelana deu sobre a proibição: que ocorreria para proteger menores de idade de informações agressivas.

"Configura-se ato de censura prévia que, além disso, impõe limites vagos e imprecisos que impedem a imprensa escrita de publicar qualquer informação que possa perturbar ou molestar" o governo, afirmou a nota, que afirma ainda que a medida "compromete seriamente o direito à liberdade de expressão".

O problema começou no último dia 13, quando o "El Nacional" publicou uma imagem que mostrava cadáveres amontoados no necrotério de Caracas para ilustrar uma notícia sobre a crescente onda de criminalidade que acomete o país. Nos dias seguintes, após um processo contra o diário ser aberto e o "Tal Cual", em solidariedade, publicar a mesma foto, a Justiça baixou a medida. Na quarta-feira, o "El Nacional" saiu com páginas em branco e a palavra "censurado" em sua capa para, segundo o dono da publicação, Miguel Otero, "chamar atenção para a questão".

- É a primeira vez que meios impressos sofrem censura durante o governo Chávez - assinalou Otero.

A ONU e a OEA lembram que a Convenção Americana de Direitos Humanos - da qual a Venezuela é signatária - proíbe a censura. Elas afirmam que, após a decisão da Justiça, os meios de comunicação se "abstêm de informar sobre assuntos relevantes e de interesse público, que a sociedade tem o direito de conhecer". A Venezuela é um dos países mais violentos da região, e críticos acusam Chávez de esconder o problema para não perder mais popularidade.

Chávez corre para criar comunas antes das eleições

Enquanto Chávez sofria mais uma crítica internacional, ele assinava um decreto criando uma "comissão independente" que, a partir do próximo dia 2, discutirá a implementação das comunas socialistas - transformando, segundo o presidente, o modelo de produção e "dando adeus ao capitalismo" na Venezuela. Pensadas para funcionar nos moldes das existentes na antiga União Soviética, as comunas, segundo a oposição, têm como objetivo esvaziar a autonomia dos estados e municípios - muitos deles governados por inimigos de Chávez.

O governo estaria correndo para aprovar a criação das comunas até as eleições legislativas de 26 de setembro, aproveitando um Congresso ainda sob seu controle. A comissão que vai estudar a viabilidade das comunas é formada, entre outros, pelo vice-presidente, por diretores das milícias chavistas, presidentes de bancos públicos, representantes de associações comerciais, da indústria e líderes comunitários.


Cristina dá novo golpe no Grupo Clarín
Conglomerado crítico ao governo perde licença para prover serviços de internet
Monica Yanakiew

BUENOS AIRES. O governo argentino subiu o tom ontem na briga com o Grupo Clarín, o maior conglomerado de mídia no país, ao revogar a licença de uma de suas empresas para fornecer serviços de internet. O ministro do Planejamento, Julio de Vido, anunciou que os clientes de Fibertel (mais de um milhão em todo o país) teriam ate 90 dias para mudar de provedor, levando a empresa a emitir um duro comunicado, condenando a medida "ilegal e arbitraria".

- O governo queria provocar um dano ao Grupo Clarín e de fato provocou. Não é verdade que a empresa deixará de fornecer serviços em 90 dias, porque existem ainda recursos administrativos e jurídicos, que podem levar anos. Mas os clientes da Fibertel foram surpreendidos pelo anúncio de um ministro de que, em três meses, ficarão sem internet - explicou ao GLOBO um dos advogados da empresa.

Governo alega irregularidade

Horas depois do anúncio, a empresa divulgou um comunicado afirmando que a "inédita resolução revela uma brutal atitude de fustigação contra uma empresa que foi a primeira a introduzir internet de alta velocidade na Argentina, há quase 13 anos". Os principais prejudicados, diz o comunicado, serão os consumidores, já que "a medida busca reduzir drasticamente a concorrência e consagrar o monopólio das (empresas) telefônicas (que também provem serviços de internet)".

De Vido alega que a licença foi revogada porque Fibertel realizou uma fusão com Cablevisión, outra companhia do Grupo Clarín, sem autorização da Secretaria de Comunicação. Mas os advogados da empresa dizem que a fusão foi autorizada pela entidade que regula as sociedades anônimas. Segundo eles, a única intenção do governo é prejudicar a holding multimídia, dona do jornal "Clarín", emissoras de rádio e TV, empresas de TV a cabo e internet.

Briga começou em 2008 por apoio do grupo a opositores

A briga dos Kirchner com o Grupo Clarín começou em 2008, quando estourou um conflito entre o governo e os ruralistas. O Clarín apoiou a oposição e, desde então, a presidente Cristina Kirchner não perde uma oportunidade de criticar a empresa, que ela chama de "o monopólio", e sua dona, Ernestina Herrera de Noble.


Caderno: Economia


Máquinas brasileiras na Argentina
Coluna Negócios e Cia

BNDES e Itaú selam acordo hoje para financiar empresas argentinas na importação de máquinas e equipamentos fabricados no Brasil. É o pontapé inicial de uma ação do banco público para estimular a venda de bens de capital produzidos no país a vizinhos sul-americanos e, assim, alavancar a indústria nacional. O Itaú terá, de imediato, US$ 20 milhões disponíveis para emprestar na Argentina. Mas há intenção de estender o programa a outros mercados onde o banco já atua, caso de Chile, Paraguai e Uruguai. “A expertise do Itaú na região, sobretudo no mercado de pequenas e médias empresas, foi fundamental para desenvolver a linha de crédito. Esse acordo ajudará a fomentar o comércio bilateral entre Brasil e Argentina”, diz Ricardo Marino, vice-presidente de Unidades Externas do Itaú Unibanco.

A linha de financiamento terá regras semelhantes às do Finame, linha do BNDES que financia máquinas e equipamentos para empresas brasileiras. As taxas de juros e os prazos, contudo, serão adaptados às condições locais, explica uma fonte do BNDES. Na Argentina, por exemplo, o prazo máximo dos empréstimos na linha com o Itaú será de dois anos. É curto, mas competitivo em relação à oferta local. Aqui no Brasil, algumas operações do Finame chegam a ser pagas em dez anos.

A parceria com o Itaú é a primeira do programa, mas o BNDES tem planos de firmar acordos semelhantes com bancos estrangeiros ou outras instituições brasileiras que operem em países da América do Sul. O Banco do Brasil é potencial parceiro nos futuros contratos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mercosulino 06/08/2010 -www.camara.gov.br/representacaomercosul

06.08.2010 Jornal "Folha de S. Paulo" Caderno: Dinheiro Diplomata questiona adesão ao livre comércio O diplomata brasileiro Victor do Prado, chefe de gabinete-adjunto do diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, questionou ontem a "real utilidade" dos tratados regionais de livre comércio (TLCs) que vêm se multiplicando nos últimos anos. "Sempre dá boa foto [acordo de livre comércio], mas saber se vai ser utilizado na prática é outra história." Prado cita estudo de 2009 do Banco de Desenvolvimento da Ásia que mostra que só 22% das 609 empresas pesquisadas na região usam as preferências tarifárias estabelecidas nos acordos. "Quando vejo que o Mercosul fez acordo com o Egito, pergunto-me quem vai usar essas preferências." Acordos são pouco eficazes porque, com exceção da proteção à agricultura, as principais barreiras às importações nos países desenvolvidos atualmente são não tarifárias e não estão incl

O Mercosulino 15/09/2010 -www.camara.gov.br/representacaomercosul

15.09.2010 Jornal do Senado Caderno: Mercosul Parlasul acompanhará eleições no Brasil e na Venezuela Venezuela ainda não respondeu ao Parlasul autorizando a presença dos observadores O Parlamento do Mercosul (Parlasul) deverá enviar observadores para acompanhar as próximas eleições na Venezuela e no Brasil. Eles são integrantes do Observatório da Democracia estabelecido há dois anos pelo parlamento, com os objetivos de promover o intercâmbio de experiências e a cooperação em matéria eleitoral entre os países do bloco, além de contribuir para o cumprimento do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul. Em correspondência enviada ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), atual presidente do Parlasul, indicou como observadores das eleições brasileiras, marcadas para 3 de outubro, 11 parlamentares de Argentina, Paraguai e Uruguai. Um deles será o argentino Claudio Lozano,

Clipping Mercosul 24/05/2010 www.camara.gov.br/mercosul

Jornal “Valor Econômico” Opinião A Colômbia pós-Uribe Mockus e Fajardo, matemáticos, são a opção pela ruptura. Por Juan Gabriel Tokatlian Mockus e Fajardo, matemáticos, são a opção pela ruptura com a linha de governo de Álvaro Uribe, na Colômbia A eleição presidencial colombiana, no fim de maio, será única em vários aspectos. Os planos de Álvaro Uribe para um terceiro mandato foram derrubados em março pela Corte Constitucional que, apesar de pressões imensas, manteve a proibição constitucional a mais de dois governos consecutivos. A ausência de Uribe abriu a eleição de formas imprevistas. Embora Uribe agora tecnicamente seja um presidente em fim de mandato, continua com influência considerável e se esforça para manter a questão da segurança interna - o foco central de sua presidência - no centro da batalha eleitoral. O presidente também procurou beneficiar-se da escalada das tensões com a vizinha Venezuela e conta com seu herdeiro, o ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, para unir