Pular para o conteúdo principal

O Mercosulino 08/07/2010 -http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms

Jornal "Valor Econômico"



Opinião



A década da América Latina e do Caribe

Região pode somar-se aos países asiáticos na recuperação.

Por Luis Alberto Moreno

BID teve ampliação histórica de capital para assegurar que América Latina e o Caribe tenham uma fonte financeira para enfrentar os desafios do desenvolvimento

Embora os feitos das equipes latino-americanas tenham chegado aos noticiários sobre a Copa do Mundo na imprensa europeia e norte-americana, as seções de negócios dos jornais destacam outros resultados muito mais impressionantes.

Este ano, as economias da América Latina e do Caribe apresentaram um crescimento médio de 4,5%, o dobro da taxa prevista para os Estados Unidos e quatro vezes mais que a taxa da Eurozona. Os déficits fiscais de nossa região chegaram a uma média de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), em comparação com 6,8% na Eurozona e 10,6% nos Estados Unidos. A dívida pública total latino-americana é quase metade do nível atual das dívidas públicas da Europa e dos EUA.

Essa fantástica inversão de papéis não é acidental. Nos últimos 20 anos, a região se transformou profundamente.

O caso do Brasil, cuja economia crescerá mais de 7% este ano, é emblemático: o país converteu-se em uma potência mundial industrial e agrícola, tirando cerca de 30 milhões de pessoas da pobreza. Um progresso similar é encontrado, em graus diversos, em muitos países vizinhos.

As bases do desenvolvimento sustentado, em particular a estabilidade política e a prudência fiscal, consolidaram-se em grande parte da região. Superada a crise financeira global, a América Latina e o Caribe têm uma oportunidade histórica para concluir tarefas pendentes e somar-se aos países asiáticos na vanguarda de uma recuperação mundial.

Para alcançar essa meta, nossos governos precisarão enfrentar vários problemas persistentes, como a melhora da qualidade da educação.

A América Latina pode orgulhar-se de ter praticamente erradicado o analfabetismo e universalizado o acesso à escola primária. No entanto, nos exames internacionais de desempenho, nossas crianças aparecem no final da lista de resultados. Para concluir a tarefa, a América Latina precisa revolucionar a formação de professores, adotar programas de estudos de qualidade internacional e conseguir que os diretores de escolas assumam sua cota de responsabilidade pelo rendimento estudantil.

Quase todos os nossos países caminham para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio referente ao acesso a água potável, mas milhões de lares têm água apenas algumas horas por dia. Em nossas cidades, quase 80% das águas residuais são despejadas diretamente em córregos, rios e lagos. Para concluir a tarefa, os governos precisam assegurar o abastecimento de água 24 horas por dia e o tratamento de todo o volume de águas servidas.

A telefonia celular já é onipresente na América Latina e no Caribe e as taxas de acesso à internet também estão entre as mais altas do mundo em desenvolvimento. No entanto, nossos portos, ferrovias e estradas deterioradas aumentam os custos do comércio exterior. Para concluir a tarefa, a América Latina precisa oferecer incentivos e garantias claros a fim de atrair centenas de milhares de dólares em investimentos para modernizar sua infraestrutura de transporte.

A matriz energética da América Latina é uma das mais limpas do mundo. Além de ser uma grande produtora de biocombustíveis sustentáveis, mais de 65% da eletricidade da região vêm de usinas hidrelétricas. Nos últimos anos, porém, os níveis de seus grandes reservatórios baixaram perigosamente devido a períodos de estiagem. Para concluir a tarefa, a região precisa desenvolver fontes de energia alternativas e conseguir uma integração que permita que o gás natural flua por todo o seu território.

As exportações tradicionais, como cobre e soja, impulsionaram o ressurgimento da América Latina. Mas a região agrega pouco valor a suas matérias-primas e está muito atrás da Ásia em ciência, tecnologia e inovação. Para competir, os governos precisariam duplicar seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento e financiar grandes programas, como um que foi lançado recentemente em meu país, a Colômbia, para vincular as empresas a centros científicos.

Um dos maiores êxitos da América Latina nas duas últimas décadas foi a consolidação democrática, que deixou para trás o legado de ditaduras. No entanto, a criminalidade hoje abala a estabilidade política e ameaça o progresso econômico. Para concluir a tarefa, os governos precisam reformar seus sistemas de justiça e segurança. Mas também precisam enfrentar a abissal desigualdade e a angustiante escassez de oportunidades econômicas.

Como nos campeonatos de futebol, as últimas rodadas costumam ser as mais difíceis. Mas cada um desses objetivos está ao nosso alcance. Os governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento aprovaram recentemente uma ampliação histórica de capital para assegurar que a região conte com uma grande fonte de apoio técnico e financeiro para enfrentar essas tarefas.

Estou certo de que, juntos, podemos fazer com que este novo decênio seja a década da América Latina e do Caribe.

Luis Alberto Moreno acaba de ser reeleito presidente do BID para um período de cinco anos.

Jornais dos Países Membros do Mercosul



Argentina "La Nacion"



Sección: Política



Piden que Kirchner se dedique a Unasur

Lo fijan como condición para ratificar el tratado

SANTIAGO, Chile (De nuestro corresponsal).- En su segundo día de visita a Chile, el secretario general de la Unasur, Néstor Kirchner, se reunió con el presidente del Senado, el democristiano Jorge Pizarro, y recibió una exigencia de la Comisión de Relaciones Exteriores para la ratificación del tratado constitutivo del bloque regional: la dedicación exclusiva, en abierta crítica a su doble rol como titular del bloque regional y diputado nacional.

"La dedicación es exclusiva y Kirchner sigue como diputado y presidente del partido peronista, y no sé si candidato presidencial. No lo creemos compatible con la dedicación exclusiva que se reclama", dijo el presidente de la comisión, senador Hernán Larraín, en referencia al artículo 10 del tratado de la Unasur, según el cual el secretario general "se abstendrá de actuar en forma incompatible con su condición de funcionario internacional responsable únicamente ante esa organización internacional".

Tras su visita al Congreso, Kirchner relativizó la advertencia. "Fue una expresión del senador Larraín. El estatuto, que tiene que ser mejorado, no está en marcha. A mí me han pedido los presidentes que colabore en la tarea de transición y si queda confirmado o no ese artículo, veremos qué hacemos", advirtió Kirchner.



Paraguay "ABC"



Seccion: Política



Senadores pidieron viajar a Venezuela

Es para evaluar mejor el ingreso del país al Mercosur, según dijo González Daher al embajador Arrué.

El presidente del Congreso, senador nicanorista Óscar González Daher, le pidió ayer al embajador de Venezuela, Javier Arrué, que invite a sus pares a viajar a su país "para conocer la realidad de su pueblo", según confirmó el embajador del país bolivariano tras reunirse con él y el vicepresidente primero del Senado, senador oficialista Sixto Pereira.

Arrué se presentó ante las autoridades del Congreso en una visita protocolar teniendo en cuenta que el mismo fue recientemente nombrado como representante del gobierno de Hugo Chávez en Paraguay y llegó a fines de la semana pasada a Asunción.

El embajador Arrué aseguró ayer mientras se retiraba del despacho del senador González Daher que no trató ese tema con el presidente del Congreso en la reunión en la que participó también el vicepresidente del Senado, el socialista Sixto Pereira.

Pero que el senador colorado le propuso que su gobierno invite a los legisladores a su país para que ellos puedan corroborar o cambiar su visión sobre la situación del gobierno del presidente Chávez, "esa es una de las propuestas que me han hecho aquí (…) me lo dijo él (González Daher), la posibilidad y conveniencia de que hubiera una visita que nos permitan conocernos", expresó.



Uruguay "La Republica"



Sección: Mundo



Kirchner destaca coincidencias con Sebastián Piñera sobre rol de Unasur

Chile. Legisladores de derecha se han mostrado críticos ante la posible influencia del presidente de Venezuela, Hugo Chávez. El presidente de la Unión de Naciones Suramericanas (Unasur), Néstor Kirchner, destacó las coincidencias con el gobernante chileno, Sebastián Piñera, sobre el rol que debe cumplir el organismo que lidera y que aún no ha sido ratificado por el Congreso chileno.

Santiago | AFP

"Hay coincidencias plenas con el presidente Piñera, en cuanto a lo que debe ser Unasur y calculo que también lo habrá con los otros bloques políticos" que deben ratificar en el Congreso el Tratado Constitutivo de Unasur, manifestó Kircnher, quien se reunió con el mandatario en Santiago de Chile.

"Tenemos la misma visión. El (Piñera) está trabajando para el respaldo y participa activamente en la idea de una Unasur plural, productiva, ágil, dinámica que represente los intereses de la región", aseguró el ex gobernante argentino a su salida del Palacio Presidencial de La Moneda.

"Entendiendo que Unasur en la pluralidad y en la diversidad debe sintetizar los anhelos de Latinoamérica y darnos la representatividad y fortaleza que necesitamos en el mundo, nosotros creemos que estamos avanzando por el buen camino", agregó.

Kirchner también programó reuniones con los ex presidentes chilenos Michelle Bachelet y Ricardo Lagos y con líderes de partidos políticos chilenos.

Ayer miércoles visitó a los presidentes del Senado y de la Cámara de Diputados y a los miembros de la Comisión de Relaciones Exteriores.

Legisladores de derecha se han mostrado críticos ante la posible influencia del presidente de Venezuela, Hugo Chávez, en el organismo.

Los miembros de Unasur, creada en mayo de 2008, son Argentina, Brasil, Bolivia, Colombia, Chile, Ecuador, Guyana, Paraguay, Perú, Surinam, Uruguay y Venezuela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mercosulino 06/08/2010 -www.camara.gov.br/representacaomercosul

06.08.2010 Jornal "Folha de S. Paulo" Caderno: Dinheiro Diplomata questiona adesão ao livre comércio O diplomata brasileiro Victor do Prado, chefe de gabinete-adjunto do diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, questionou ontem a "real utilidade" dos tratados regionais de livre comércio (TLCs) que vêm se multiplicando nos últimos anos. "Sempre dá boa foto [acordo de livre comércio], mas saber se vai ser utilizado na prática é outra história." Prado cita estudo de 2009 do Banco de Desenvolvimento da Ásia que mostra que só 22% das 609 empresas pesquisadas na região usam as preferências tarifárias estabelecidas nos acordos. "Quando vejo que o Mercosul fez acordo com o Egito, pergunto-me quem vai usar essas preferências." Acordos são pouco eficazes porque, com exceção da proteção à agricultura, as principais barreiras às importações nos países desenvolvidos atualmente são não tarifárias e não estão incl

O Mercosulino 15/09/2010 -www.camara.gov.br/representacaomercosul

15.09.2010 Jornal do Senado Caderno: Mercosul Parlasul acompanhará eleições no Brasil e na Venezuela Venezuela ainda não respondeu ao Parlasul autorizando a presença dos observadores O Parlamento do Mercosul (Parlasul) deverá enviar observadores para acompanhar as próximas eleições na Venezuela e no Brasil. Eles são integrantes do Observatório da Democracia estabelecido há dois anos pelo parlamento, com os objetivos de promover o intercâmbio de experiências e a cooperação em matéria eleitoral entre os países do bloco, além de contribuir para o cumprimento do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul. Em correspondência enviada ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), atual presidente do Parlasul, indicou como observadores das eleições brasileiras, marcadas para 3 de outubro, 11 parlamentares de Argentina, Paraguai e Uruguai. Um deles será o argentino Claudio Lozano,

Clipping Mercosul 24/05/2010 www.camara.gov.br/mercosul

Jornal “Valor Econômico” Opinião A Colômbia pós-Uribe Mockus e Fajardo, matemáticos, são a opção pela ruptura. Por Juan Gabriel Tokatlian Mockus e Fajardo, matemáticos, são a opção pela ruptura com a linha de governo de Álvaro Uribe, na Colômbia A eleição presidencial colombiana, no fim de maio, será única em vários aspectos. Os planos de Álvaro Uribe para um terceiro mandato foram derrubados em março pela Corte Constitucional que, apesar de pressões imensas, manteve a proibição constitucional a mais de dois governos consecutivos. A ausência de Uribe abriu a eleição de formas imprevistas. Embora Uribe agora tecnicamente seja um presidente em fim de mandato, continua com influência considerável e se esforça para manter a questão da segurança interna - o foco central de sua presidência - no centro da batalha eleitoral. O presidente também procurou beneficiar-se da escalada das tensões com a vizinha Venezuela e conta com seu herdeiro, o ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, para unir